Estresse, sedentarismo, obesidade e dores na coluna são alguns dos malefícios que podem estar relacionados ao ambiente de trabalho. Profissionais que permanecem sentados horas seguidas podem desenvolver problemas físicos e mentais. Isso influencia na capacidade produtiva e criativa. Para ajudar na prevenção siga algumas dicas.

Cuide da sua mente:

Durma bem para começar o dia descansado e disposto.

Organize sua mesa. Um ambiente de trabalho bem distribuído ajuda a manter o foco.

Sorria mais. O bom humor é fundamental para tornar o ambiente mais leve e agradável. O sorriso também estimula a liberação de endorfina, é um exercício de ginástica respiratória e estimula a liberação de endorfina.

 

De olho na alimentação:

Além de beneficiar a saúde, a alimentação adequada também influencia no desempenho profissional. Priorize alimentos leves, com baixo teor de açúcares e gorduras. Dê preferência a frutas, iogurtes, queijos e oleaginosas nos lanches. No almoço, sempre refeições balanceadas e ricas em nutrientes, nunca lanches. Não esqueça de se manter hidratado, beba no mínimo 2 litros de água por dia.

 

Saia da frente do computador por alguns minutos:

A cada hora, faça pausas de 10 minutos. Levante-se e alongue-se. Mexa seus braços, pernas e pescoço e evite passar muito tempo de pernas cruzadas. Isso ajuda a melhorar circulação sanguínea, além de aliviar as tensões.

 

Crie hábitos para manter uma boa postura:

Mantenha a coluna ereta para que a lombar fique bem apoiada na cadeira. Sente-se sobre os ossos do quadril, isso evita sobrecarga na lombar.

Posicione os ombros levemente para trás. Seus antebraços devem ficar apoiados na mesa, formando um ângulo de 90º.

Olhe para o centro da tela do computadore mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo baixar a cabeça para ler ou escrever no computador.